sexta-feira, 15 de maio de 2009

Escondidinho de bacalhau














Bem dita hora em que Santa Catarina desperta para o novo milênio. Eventos de peso como a Feira de Integração Cultural (Centro de Convenções de Florianópolis), são muito bem vindos para estimular o intercâmbio cultural do estado. Importantes monumentos tombados pelo patrimônio histórico, compõem o cenário de muitas cidades catarinenses, com destaque para a capital, que herdou dos açorianos fortalezas que representam grande valor histórico. Na ilha de Anhatomirim e na praia do forte é possível fazer uma viagem no túnel do tempo, visitando o forte de Santa Cruz (1744) e as ruínas do forte São José da Ponta Grossa(1740). Do alto do forte de São José registra-se um dos mais belos cenários da ilha. Destaque também para o Palácio dos Príncipes(1870), em Joinville, as ruínas e construções da ilha de São Francisco do Sul e Laguna.Entre os festejos religiosos destaque-se a procissão do Senhor Jesus dos Passos, São Sebastião e Divino Espírito Santo. Dos folclóricos os mais importantes são, a Oktoberfest (Blumenau), Fenachopp (Joinville), Torolerfest, que comemora o aniversário da imigração austríaca (Treze Tílias), Fenarreco(Pomerode), Marejada (Itajaí), boi-de-mamão, uma espécie de pantomima com predominância da figura de um boi, acompanhado de dançarinos, cantores que enchem os olhos de turistas e nativos em concorridas apresentações no verão.Na culinária o destaque vai para o Rotkohl (marreco com repolho roxo), bijajica (bolinho de polvilho, ovos e açúcar), bananinha (pastel de banana), anchovas na brasa, tainha frita, entre outros.
Ingredientes:
-100g de bacalhau

-2 colheres de cebola picada
-1 colher de sopa de tomate picado, sem peles e sementes
-1 colher de salsinha picada
-2 colher de cebolinha verde
-1/2 colher de sopa de alho poró
-azeitonas verdes s/ caroço
-1 colher de manteiga
-1/2 colher de creme de leite
-500g de purê de mandioca
-1 colher(es) (chá) de azeite
-10 gr de parmesão ralado
-1 dl de sal
Modo de Preparo:
Salteie o bacalhau em azeite e manteiga. Adicione a cebola, alho poró até murcharem. Finalize com o tomate, a cebolinha, salsinha, azeitona picada, creme de leite. Acerte o sal e reserve.
Num vasihame que possa ir ao forno, pincele com azeite e monte o escondido com o purê de mandioca, recheado com o molho de bacalhau. Cubra com queijo parmesão e leve para gratinar por 5 minutos.
Falando em vinhos, nada melhor que um catarinense para harmonizar nosso escondidinho de bacalhau, num autêntico dueto catarinense. O vinho é um dos destaques do Top 10 dos vinhos nacionais (cabernet sauvignon Quinta da Neve). Um vinho com excelente relação custo benefício. Apresenta no paladar toques de especiarias, chocolate, cassis.













Que deícia de ostras!!













Alegria de Joinville presente na feira




















De braços abertos para Balneário Camboriú