sábado, 11 de abril de 2009

Polvo mareado















Em Goiás costuma-se regar as reuniões com alegria e mesa farta. Trouxemos esse hábito para Floripa que com sua enorme variedade de peixes e frutos do mar, fazem o deleite da nossa cozinha. No último fim de semana fomos brindados com esse delicioso prato em reunião entre amigos. A receita veio de uma goianinha arretada, Norma Moura, que brilhou mostrando talento e criatividade ! Mais uma sugestão para o domingo de páscoa.
Ingredientes:
-1 polvo grande
-2dentes de alho
-1 cebola
-1 dl de açúcar
-1 limão
-1 pimenta de cheiro
- 1 dl de azeite
- salsinha à gosto
Modo de Preparo:
Depois de cozido pique o polvo e reserve. Descasque os tomates + cebolas e pique-os à brunoise(cubos). Num fio de azeite refogue as cebolas + alho até murcharem. Adicione os tomates e deixe reduzir em fogo brando por dez minutos. Acerte sal e pimenta. Incorpore o polvo reservado e flambe com uísque.
Para harmonizar a sugestão vem do município de Nova Pádua - RS - Brasil.
Vinho Rosado Seco Fino foi elaborado com uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, produzidas em vinhedos próprios. A quantidade limitada de uva por videira foi um dos fatores determinantes para resultar este excelente vinho.
Na sua elaboração o mosto obtido foi macerado por breve período em contato com as cascas das uvas, resultando uma tonalidade rosa chá, pele de pêssego ou rubi pouco denso. Foram utilizadas leveduras selecionadas e fermentação com controle de temperatura. Vale lembrar a temperatura, de 12 à 13 graus.





Norma Moura ( atleta medalhista na última paraolimpíada - China)














Floripa é assim...