segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Costela do Pescador















O Carnaval tem origem controversa e é possível que tenha o embrião em manifestações pagãs da Grécia antiga, onde a folia era comandada pelo deus Baco, que assumia a forma do rei Momo para comemorar com muita bebida e comida uma verdadeira celebração à fecundidade da mãe natureza. Os mais famosos carnavais e grandes influenciadores pelo mundo foram os de Paris, Veneza, Munique, Roma, seguidos de Nápoles, Florença e Nice. Numa definição mais contemporânea, o carnaval é uma festa popular cultuada em países católicos nos dias que antecedem o início da Quaresma(40 dias de abstinência de carne à mesa).
No Brasil foi introduzido em 1641 em homenagem ao rei Dom joão IV e atualmente é nossa maior manifestação popular, que não só diverte os foliões mas é responsável pela geração de milhões de empregos temporários. O Entrudo foi o precursor importado dos Açores, das nossas festas de Carnaval. Os colonizadores portugueses trouxeram na bagagem um tipo de brincadeira grosseira, onde jogavam baldes de água nos foliões, pó de cal, vinagres, groselha e outros líquidos que podiam até cegar os atingidos. Os excessos duraram todo o século XIX e só foram substituídos pelo lança-perfume, confete e serpentina no alvorecer do século XX. O Carnaval brasileiro é cultuado e reverenciado no mundo todo, mesmo que tenha perdido a glória de uma festa verdadeiramente popular, quando era mais compartilhado. Aqui em Florianópolis ainda resta muito dessa manifestação espontânea, onde o povo vai para as ruas e se concentra nos arredores da pça XV de novembro para curtir as brincadeiras dos chamados blocos de sujos, numa alegria contagiante.
Para enfrentar a maratona do samba nada melhor que a costela do pescador. É rápida e oferece todos os ingredientes que certamente ajudarão muitos foliões a alcançarem a quarta-feira de cinzas sem perder o rebolado! Para harmonizar optamos pelo Merlot Raschiatti 2005 da Vinícola Garibalde. Um vinho de corpo médio, boa acidez e aromas de frutas vermelhas bem pronunciado.
Ingredientes:
-2kg de costela bovina
-700g de linguiça de pernil
-tempero à gosto
Modo de preparo:
Pique e tempere a costela. Forre o fundo da panela de pressão com as linguiças e distribua a costela sobre elas. Leve ao fogo e depois de pegar pressão marque 45 minutos, tempo ideal para
deixá-la bem cozida.