sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Charutos Serranos















De grande produtor de maçãs, atualmente São Joaquim possui a maior área plantada com uvas viníferas em Santa Catarina, entrando definitivamente para o mapa vitivinícola brasileiro. O município está localizado no planalto sul catarinense e possui uma altitude média de mil e trezentos metros acima do mar. O cultivo de uvas viníferas é recente, e em uma região sem qualquer
tradição. A nova atividade encontrou no clima as condições ideais para a elaboração de vinhos finos, que resulta da combinação de noites frias que possibilitam uma maturação completa dos frutos combinada com uma colheita num período mais seco que proporcionam uvas capazes de gerar vinhos de qualidade, diferenciada dos demais vinhos brasileiros.
O clima característico de montanha, faz de São Joaquim um local privilegiado para a cultivo das uvas finas, qualificando o município como uma região de excelência em vinhos de qualidade.
Do primeiro vinhedo comercial implantado em 2000, hoje o município é referência dos badalados vinhos de altitude que tem despertado a curiosidade da maioria dos consumidores de vinhos por todo o Brasil.
O que mais poderíamos extrair dessa rica cultura além do vinho e teus derivados? Uma bela dica são os charutos que passo com prazer, como mais uma sugestão para as ceias de final de ano!
Ingredientes:
-150g de arroz
-250g de carne moída( patinho)
-2 tomates
-2 cebolas grandes
-1 pinça de pimenta do reino branca
-1 cabeça de alho
-tempero à gosto
-folhas de uva( novas) o quanto baste
-azeite o quanto baste
Modo de preparo:
Junte a carne aos temperos desejados, juntamente com 1 tomate e 1 cebola cortados em cubos. Acerte o sal e reserve. Ponha as folhas em água quente até que mudem de cor. Enrrole os bolinhos nas folhas do lado avesso. Forre a panela com uma das cebolas também cortadas em cubos e vá arrumando os charutinhos em camadas. Entre uma e outra camada disponha os dentes de alho. Cubra com bastante azeite e 1/2 copo de água. Leve ao fogo até o arroz cozinhar.
Vista parcial de São Joaquim-SC.


























Entardecer serrano!

3 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe minha ignorância, mas nunca imaginei que até as folhas da uva eram comestíveis....bingo!Essa quero experimentar, pois tenho uma parreira em casa! Sucesso!

Andrea Dohashi disse...

Olá,
obrigada pela visita ao me cantinho!
Gostei muito do seu também, sempre faço charutos, mas nunca com folhas de uva, e achei interessante a idéia, obrigada por compartilhar!
Beijos

Odete disse...

Rosa obrigada pela visita. Adorei vir aqui conhecer seu blog e legal saber que voce e ai de SC. Meus pais moram em SC tambem.

Adoro esses charutos com folha de uva.
Bjs