sábado, 23 de fevereiro de 2008

Sabores da Espanha

Finalmente chegamos na tão sonhada Espanha, permanecemos 8 dias em Barcelona e 4 em Madrid.
Desde o primeiro instante Barcelona mostrou teus encantos. A começar pelo clima, onde a temperatura até parecia conspirar a nosso favor, média de 12 graus, ideal para degustar tapas,vinhos e azeites especiais.
A gastronomia Ibero-americana se caracteriza por sua diversidade e mistura de elementos étnicos, culturais e sociais. A cozinha ibérica teve forte influência da antiga Roma, que posteriormente, viu-se enriquecida pelas tradições e costumes árabes e o surgimento de novos produtos com a descoberta da América.
A grande riqueza da região é unir tradição + sabores + cores! Em Barcelona se degusta as mais saborosas Paellas, arroz negro, bacalhau, camarão, cordeiro, vitela, coelho, além dos tradicionais "tapas", astro principal de nossa pesquisa da cozinha ibérica.
"Tapas" são aqueles bocaditos deliciosos servidos em pequenas porções., que com o passar dos anos, vários excelentes e requintados pratos foram adicionados a lista de "tapas", passando a fazer parte da tradição espanhola.
Uma delícia se revelava em cada ruazinha estreita do bairro Gótico, mostrando um pouquinho do cotidiano da cidade. Transformamos até as Paellas em "tapas", uma festa! Experimentamos uma Paella por dia, num verdadeiro festival gastronômico.
O coração da cidade é mesmo La Rambla, eterna festeira com seus cafés, restaurantes, museus e todo o frision que uma cidade alegre e divertida oferece aos visitantes.
Dos principais pontos turísticos que visitamos, a obra inacabada de Gaudi, A Sagrada Família, é destaque indiscutível. A Catedral teve início de suas obras em 1883 e deverá abrir ao culto ainda nesse ano de 2008, enquanto a construção deverá ser concluída dentro de 20 a 30 anos. A delirante obra é exemplo da genialidade do arquiteto catalão que com certeza, criou o maior e mais visitado monumento e templo católico da Europa .
Subida na torre da Sagrada Família / Vista parcial de Barcelona, alto da Catedral de Gaudi









Sagrada Família, assustadora e bela!













Show peruano em La Rambla. / Café reforçado!









A primeira a gente nunca esquece! / Que cor é essa?










1 - Olha o ataque à Paella gente! 2 - / Essa é a Paella Valenciana!










Foto 1 - Paella Branca:
Passe todos os ingredientes no azeite, separadamente e reserve-os.
-150g de posta de peixe à escolha
-100g de marisco
-150g de camarão
-100g de lulas
-100g de polvo
-50ml de azeite
-250g de arroz
-1 limão
Utilizando a mesma panela que passou todos os frutos do mar, adicione mais azeite e as cebolas raladas. Acrescente o azeite de dendê ,alho ralado, açafrão amassado e tomates em cubos.
Deixe refogar por 10 minutos, acerte o sal, pimenta e textura do molho. Adicione então delicadamente cada ingrediente reservado. Deixe no fogo por mais 8 minutos.
Cozinhe o arroz no suco de 4 cenouras e 1 copo de água , retire do fogo ainda com com caldo e misture ao molho dos frutos do mar. Finalize com coentro picado e pimenta do reino branca.
Foto 2 - Paella Valenciana
-150 g de coxinhas da asa
-250g de arroz
-30g de vagem
-30g de feijão branco
-2 tomates
-1 dente de alho
-2 cebolas
-1 gomo de açafrão
-30ml de azeite
-azeite à gosto
Tempere as coxinhas e asse-as em forno médio até dourarem. Retire do refratário, adicione o azeite, açafrão amassado, alho, cebolas. Deixe refogar e acrescente as cebolas e os tomates sem pele e cortados em cubos por 15 minutos.
Misture ao arroz já cozido em ponto de risoto.

Até a última gota! / 1 - Essa tem na cenoura a novidade!











2 - Mariscada...hummmmm!! / 3 - Mixto de calabreza com frango!









Foto 1 - Essa paella leva suco de cenoura na base do cozimento do arroz, além de camarões 7 barbas e marisco na casca.
Foto 2 - A tradicioanal mariscada é servida com acompanhamento de vinagrete e brotos internos do salsão.
Foto 3 - Cozinhe no vapor as abobrinhas por 10 minutos. Tempere-as com sal, pimenta do reino. Faça espetinhos com base de abobrinha + cebolas + linguiça de pernil + ticken de frango. Enfeite com pimenta de cheiro e leve pra gratinar.

O próximo destino era Madrid, com também atrações de tirar o fôlego, mas tendo o relógio contando contra nossos projetos mais ousados. Tínhamos pouco tempo. Iniciamos assim, de metrô nosso passeio por Madrid, que durante caminhada até estação, ultrapassamos por descuido da entrada principal, e demos de cara com cratera aberta causada pelo último atentado em Madrid. Ainda na Bélgica, na passagem do ano, comemoramos comedidamente, sem fogos, pois a ameaça de bomba fez a prefeitura cancelar todo o show programado. Os dois últimos dias de 2007 foram de tensão na então neutra Bélgica. Sim, os europeus andam em estado de alerta aos atentados vinte e quatro horas por dia!
Assim que saltamos na Grán Via, no coração de Madrid, optamos por uma caminhada pelo Parque do Retiro. Exuberância, beleza e tranquilidade bem no coração de Madrid; passamos pelos jardins do Museu do Prado, respiramos fundo e fomos almoçar depois de várias subidas e descidas em ruas desconhecidas. A tarde prometia, pois tínhamos concordado que o melhor a fazer era continuar batendo pernas na Grán Via, aproveitando as promoções! Visitamos a Plaza Mayor num final de tarde e aproveitamos pra curtir música da melhor qualidade, antes de começarmos nossa incursão para beliscar os famosos "tapas". Foram 3 dias que valeram todo o cansaço da verdadeira maratona que impomos na nossa curta estadia pela majestosa Madrid. Andávamos uma média de 12 horas, tentando captar o melhor da alma madrilenha, que seguramente será merecedora de um retorno pra conferir toda a cultura dos vinhos e possíveis harmonizações com peixes, frutos do mar, camarão, sopas,etc.

Riqueza de variedade de frutos do mar, legumes e frutas.










O agradecimento ao cozinheiro da casa, Seu Olavo.









1 - Ovos de codornas em berço de abobrinhas. /2 - Croquetes de caranguejo.









3 - Mixto de camarões, legumes e carne. / 4 - Peixe crocante!









5 - Anéis de lula na cerveja, espetinhos de frango / 6 - Coroas de lulas puxadas em ervas e azeite!






Foto. 1
- Faça um berço com as abobrinhas pré-cozidas por 10 minutos no vapor e leve-as pra gratinar num fio de azeite . Finalize com 1 ovo de codorna estrelado com numa lâmina de bycon pequena. Tempere com pimenta do reino branca .
Foto. 2 - Limpe as patolas de caranguejo e reserve-as. Bata 3 claras em neve, adicione aos poucos 1 copo de farinha de trigo + 1 copo de cerveja + sal. Mergulhe as patas e doure em óleo de milho.
Foto. 3 - Pique os legumes + cogumelos e junte aos camarões. Aqueça uma chapa, regue com azeite e distribua os legumes e proteinas escolhidos, por + ou - 20 minutos. Tempere com sal aromatizado de laranja e pimenta do reino branca.
Foto. 4 - Limpe os peixes, seque-os e junte num saco plástico : 1 copo de farinha + uma pinça de sal + postas de peixe. Empane as postas e leve pra fritar em 180 graus.
Foto. 5 - Corte as lulas em anéis, em seguida faça um creme com 1 copo de cerveja + 1 copo de farinha de trigo + 6 claras em neve + sal. Mergulhe os anéis e leve-os pra firtar à 180 graus. Tempere o frango com antecedência, faça mini-espetos e grelhe-os numa chapa de ferro até dourarem.

Foto. 6 - Aqueça uma chapa de ferro, adicione azeite + hortelã picada seca e fresca + coroas de lulas. Tempere com sal aromatizado com limão e pimenta branca moída.