quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Bacalhau à Dona Débora

Enfim Portugal, com sua rica e variada dieta mediterrânica, feita a partir de estudos da população do sul da Europa e associada diretamente com o excelente nível de saúde cardiovascular. O alto consumo de alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e inúmeros antioxidantes , junto com uma maior conscientização da população, que aderiu à escolhas mais racionais, consumindo cada vez menos alimentos com alto teor de gordura saturada. Desliza entre carnes, aves, enchidos, cozidos,queijos , legumes, vinhos, peixes, bacalhau, entre outros, tudo regado com muito azeite e ervas aromáticas, revelando costumes de uma sabedoria milenar. Lisboa ficou na memória e definitivamente é parada obrigatória pra gastrônomos, enólogos e glutões de plantão que apreciam a boa mesa. Fizemos dos 3 dias que permanecemos na capital lusitana, um festival de sabores, com destaque para o bacalhau e o pastel de Belém. A harmonização dos pratos é ponto forte na visita, pois Portugal é referência no cultivo das melhores uvas e fabricação de vinhos de alta qualidade como os da região do Douro, Alentejo e Dão, dos vinhos Verdes do Minho, além dos licorosos do Porto e Madeira. A gastronomia internacional é mesmo maravilhosa e o sul da Europa com sua dieta mediterrânica. vem dando os primeiros passos rumo a hábitos mais saudáveis. Cozinheiros, chefes de cozinha e consumidores, refinaram o paladar , reequilibrando proteínas,carboidratos, açúcar, sal. A incorporação de novos hábitos, como o uso de ervas aromáticas vem baixando o consumo do sal na maioria dos lares sul europeus.
Chegamos ao fim de nossa pesquisa e viagem gastronômica pela Europa com a alma lavada e com a certeza que nada é melhor que conhecer outros povos, com hábitos, costumes, e alimentação diferentes, com todos os imprevistos possíveis que uma aventura oferece, tendo como aliados o bom humor, um bom guia de viajem e disposição pra longas caminhadas.
Ingredientes:
-1 kg de bacalhau dessalgado
-1 kg de batatas
-80g de azeitonas pretas
-cabo de coentro
-6 ovos
-1 dente de alho
-5 grãos de pimenta do reino
-farinha de rosca
Modo de preparo:
Pré-cozinhe as batatas + alho amassado no vapor por 10 minutos. Numa panela de ferro arrume as camadas do bacalhau cortado em lâminas + batatas em lâminas mais grossas + azeitonas.
Bata as claras em neve e derrame as gemas sobre as camadas. Em seguida cubra com o suflê toda a superfície da panela e leve ao forno pra assar. Assim que o cheiro aparecer estará no ponto.
As dicas que darei em seguida, são de pratos degustados em Lisboa, com destaque para o bacalhau grelhado.
Foto 1 Foto 2









Foto 3 Foto 4










Foto 1- Olha aí pessoal, só mesmo em Portugal pra encontrar tanto prato diferente de bacalhau. Em qualquer butiquim de Lisboa se come como rei e nem precisa de ser à Gomes de Sá ou ao Bráz, basta pedir cozido ou assado, pra saborear uma das maravilhas que Lisboa oferece. Essa receita é bem simples. Depois de dessalgado, o filé é levado ao forno para gratinar. Em seguida é regado com molho rosê, com guarnição de cenouras e brócolis.
Foto 2- Cozinhe as batatas cortadas em fatias médias no vapor por 10 minutos, junto com um alho amassado. Tempere com sal, regue com azeite e manteiga e leve pra assar por 30 minutos em forno alto.Depois de dessalgado, o filé do bacalhau é levado pra gratinar no azeite + cebolas + azeitonas + batatas assadas. Finalize com cenouras raladas.
Foto 3- Olhem a guarnição que agrada qualquer humano, fatias de abobrinha grelhadas + cenouras + palmito + brócolis e vagem. Enfeite com ceboletes.
Foto 4- Dessalgue o bacalhau. Junte numa panela azeite + alho ralado e a posta do bacalhau. Regue com um cálice de vinho branco e deixe cozinhar em fogo brando por 15 minutos. Cozinhe as batatas, vagem, e cenoura, passe-os no azeite. Finalize com os ovos cozidos e os legumes.

Amiga relâmpago - D. Ana Castelo S. Jorge, herança dos romanos e vista panorâmica de Lisboa!










Caminhar dá uma fome.... Rua Augusta no cair da noite.