segunda-feira, 21 de março de 2011

Qual o vinho dos seus sonhos?













Praticamente todas as pessoas têm algum sonho de consumo. Não falo daqueles carrões importados, nem dos iates ou veleiros com os quais quase todos sonhamos. Falo daqueles pequenos sonhos que incluem nossas preferências gastronômicas, como encontrar aquele produto que nos conceda o máximo de satisfação. Sendo o vinho sinônimo de prazer e alegria, é natural que seus apreciadores também sonhem em encontrar e consumir um vinho realmente diferenciado em algum momento especial.
Mas, afinal, o que torna um vinho especial? Poderiam ser aqueles produzidos em safras especiais européias como as de Bordeaux de 1959 e 1961, ou ainda os das colheitas de 1982 e 1985. Produzidos logicamente por casas como o Chateau Latour, o tradicional Chateau Petrus ou o maravilhoso Domaine de La Romanée-Conti, ou ainda vinhos raros e também por isso extremamente caros, como um Chateau Margaux 1900 ou um Cheval Blanc 1947. Por que não sonhar também em encontrar aqueles deliciosos vinhos do Porto, estocados nas velhas caves de Vila Nova de Gaia ou em garimpar espumantes especiais pelas caves de Champagne?
Particularmente o vinho dos meus sonhos é aquele que cabe no meu bolso. Procuro por aqueles produzidos por empresas reconhecidas, de preferência das melhores safras. Ou então aqueles que desconheço, mas que são produzidos por pequenas vinícolas que se dedicam exclusivamente a produção de vinhos especiais. Ou então, aproveito as viagens de férias para encontrar os melhores vinhos das regiões visitadas. Todos eles, com raras exceções, quando acompanhados das pessoas que amamos, transformam qualquer sonho em uma deliciosa realidade, especialmente quando o dinheiro anda curto e fica difícil viajarmos para regiões vinícolas tradicionais. A dica é procurar por vinhos elaborados aqui mesmo no Brasil. As safras de 2004 e 2005 produziram vinhos excepcionais, que ainda podemos encontrar por preços bem acessíveis.
A felicidade muitas vezes mora ao lado, basta abrirmos nossos sentidos para reconhecermos os novos sabores que um vinho maravilhoso, cujos goles serão sorvidos um a um, sem pressa e cujo momento ficará marcado para sempre em nossa memória.












Artigo de Rosana Wagner, enóloga responsável pelos vinhos da Vinícola Cordilheira de Santana, localizada em Santana do Livramento-RS.

Um comentário:

Nane Cabral disse...

Olá, qto tempo né? adorei o post e vinho realmente é algo que para quem gosta entra na listinha de desejos. Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com