quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Costeleta de porco com purê de batata doce ao molho de vinho
















Essa maravilhosa costeleta servida na cama de purê de batata doce é um dos pratos que a Pizzato vinhas e vinhos oferece a seletos participantes do "Dia da Colheita" no Vale dos Vinhedos -RS.
Os participantes poderão usufruir em companhia dos enólogos da Pizzato, de uma deliciosa viajem pelo mundo do vinho, tendo início pela manhã quando os visitantes tem a oportunidade de colher a uva, num agradável bate papo com proprietário que acompanha pessoalmente o grupo, recheado de informações que mesclam história e vinho. Em seguida acontece a "pisa das uvas" numa alusão aos tempos bucólicos da imigração italiana. O enólogo Flávio Pizzato, conduz o restante da visita tirando dúvidas e apresentando toda a tecnologia usada atualmente pela maioria das vinícolas brasileiras na produção de seus vinhos. O evento alcança o ápice na degustação dos vinhos, especialmente harmonizados pela chef GiovanaFaccin, num cardápio inesquecível.
Para harmonizar esse prato tão rico, foi servido o premiado Reserva Merlot 2005. Um vinho que coleciona vários destaques em concursos oficiais e em painéis realizados pela imprensa especializada. Um vinho de boa persistência, de boa acidez, e taninos bem resolvidos.
Ingredientes:
-Costeletas – de 1 a 2 por pessoa
-Alho , pimenta do reino, zimbro, folhas de louro, sal, cenoura picada – tudo a gosto
-Vinho branco seco
-Mel e mostarda
Modo de preparo:

Faça uma marinada com os temperos acima e acrescente o porco, regue com o vinho branco até cobrir tudo. Deixe marinando na geladeira por umas 12 hs.
Após, retire os temperos e leve ao forno virando para ficar cozido parelho. Quando faltar uns 15 minutos para o término do cozimento, misture o mel e a mostarda e regue as costeledas, leve de volta ao forno até ficarem bem douradas.
Ingredientes do Pure:
-Batata doce – aproximadamente 100 gr de batata por pessoa
-Queijo gorgonzola – 15 gr por pessoa
-Sal
Modo de preparo:
Lave bem as batatas, descasque e leve para cozinha em água abundante. Quando estiverem quase cozidas acrescente o sal. Reserve um pouco da água do cozimento.
Coloque as batatas no processador até virar um purê cremoso,acrescente um pouco de água do cozimento para bater. Devolva a panela, acrescente o queijo gorgonzola e aqueça até o queijo derreter. Se necessário coloque a água do cozimento reservada.
Ingredientes do molho:
-1 garrafa de vinho tinto seco
-Pimenta do reino, zimbro, pimenta da Jamaica, anis estrelado – a gosto
-Açúcar mascavo – 100 gr
Modo de preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo médio, deixe ferve até reduzir a metade.
Sirva o purê de batatas, acrescente o porco e regue com o molho de vinho.
Flávio Pizzato, enólogo que esbanja simpatia e conhecimento.


















Gaúchos, goianos, carioca, unidos pela mesma paixão: o vinho!