quinta-feira, 19 de junho de 2008

V I I Festival de Queijos e Vinhos
















As mais antigas sementes de uvas tem registro em 7000 - 5000 a.c., descobertas na Geórgia (Rússia), com características de transição entre a selvagem (sylvestris) e a cultivada (sativa).
Arqueólogos aceitam o acúmulo de sementes de uva como evidência de elaboração do vinho e escavações em Catal Huyuk (provavelmente a primeira cidade da humanidade) na Turquia, em Damasco na Síria, Byblos no Líbano e na jordânia revelam sementes de uvas ainda na idade da Pedra no período Neolítico, cerca de 8000 a.c. Fatos que nos levam a acreditar que o acidente do vinho atingiu o homem nômade primitivo antes da última era glacial.
As sementes da Georgia foram classificadas como "Vitis vinifera" variedade sativa, sendo o vinho um dos elementos principais na transição do nomadismo para o sedentarismo, ligando definitivamente o homem à terra.
Mas foi só no final do século XIX que o francês Louis Pasteur, demonstrou que todo o processo de fermentação e decomposição orgânica ocorre devido à ação de organismos vivos, revolucionando o badalado mundo dos vinhos, atualmente tão aromatizados e complexos.
Pesquisas apontam a dieta mediterrânea, que incorporou o vinho às refeições, como pivô na defesa do organismo contra acidentes vasculares. O ideal é consumir com moderação durante as refeições, hábito que vem combatendo a formação de placas nas artérias, inibindo o mau colesterol - LDL, diminuindo os acidentes vasculares. Além de combater as ações dos Radicais Livres, responsáveis dentre outros estragos ao orgnismo pelo surgimento do câncer.
De nada adiantará numa degustação se o vinho for servido em temperatura inadequada. Aí vai uma dica:
Licorosos e espumantes - entre 5 e 8 graus
Brancos e Rosados - entre 5 e 10graus
Tintos Leves - entre 8 e 12graus
Tintos Encorpados- entre 5 e 18graus
Estamos inaugurando, com essa série de reportagens divulgadas durante o festival, a nossa coluna "Harmonizando Sabores", que será uma das atrações no nosso site a ser lançado em breve. Cobriremos a feira, dando dicas de rótulos e possíveis harmonizações, além de postarmos inúmeras receitas de drinks e coquetéis para brindarmos a chegada do inverno. Harmonizando Sabores, será um divertido espaço para troca de experiências, novidades e notícias enogastronômicas. Se você é Enófilo ou Enólogo, participe com direito a fotos com artigos e reportagens que valem a pena estarmos debatendo.
Desde o dia 13 de Junho está acontecendo no shoping Beira Mar em Florianópolis-SC-Brasil , a
VII Feira de Queijos e Vinhos do Supermercado Imperatriz, e se extenderá até o dia 06 de Julho. Oportunidade ímpar para iniciantes e iniciados, na prazerosa escolha de rótulos nacionais e importados nessa deliciosa aventura. Nos finais de semana conta com músicos que harmonizam e ajudam a refinar o paladar entre uma degustação e outra.O evento conta com a assessoria direta do enólogo Antônio Zanelato, que melhor orientará suas escolhas. Boas compras! T i m T i m!!!




































9 comentários:

Anônimo disse...

minha querida, tbem adoro vinho, sou de florianópolis tbem, e estive na feira do vinho Imperatriz, gostei muito, vou te mandar umas receitas que casam com vinhos, aguarde. Mônica azevedo.

Anônimo disse...

o vinho é um componente importantissimo na nossa vida, parabéns da escolha do tema. Marcelo Gomes- Brosque

Anônimo disse...

Rosa, uma das coisas que podemos ter é uma feira quase que permanente dentro dos supermercados, sobre vc falar de vinho, sou do Rio Grande, vem para a serra e terás bons vinhos. Valéria

Anônimo disse...

ola, sou enológo aqui no Rio de Janeiro, estou pesquisando novos vinhos de sua terra floriánopolis , poderia dar umas dicas destes vinho aí do sul, colocando em sua coluna, ja te adicionei no meu favorito. abraço.

Anônimo disse...

olhe acompanho o seu blog ja um bom tempo, e sempre falo para minha filha que seria bom se vc armonizasse as comidas com alguma bebida,parabéns com esta nova dica. abraço. JOSÉ MARIA CURITIBA

Anônimo disse...

Ola Rosa, adorei nosso encontro na feira do vinho, aproveitei pra fazer uns investimentos que degustarei em breve, quem sabe juntamos a turma pra degustarmos juntos.....!
Parabéns pelo trabalho. Lu Eves.

Adriana disse...

Amei sua postagem.Tem um mimo para voce no SALA E COZINHA.passe por lá!

Anônimo disse...

Como faço pra comprar esses vinhos pela internet?

Rosa Maria Martins Moraes disse...

Ola pessoal, obrigada pelas visitas. Ao meu amigo enólogo do Rio de Janeiro, não só posso dar dicas de nossos vinhos como também gostaria de manter contato por telefone, pois estou com parceria com as vinícolas da nossa região e gostaríamos de colocar nossos vinhos no mercado do Rio de Janeiro em conjunto com nossas ostras. Meu telefone é 048 3334 0299 ou rosapurpura3@gmail.com, ok? Abraços!