terça-feira, 14 de agosto de 2007

Paella Bossa Nova

O grande destaque da gastronomia espanhola, a Paella, nos remete aos séculos, XV e XVI, quando do surgimento do embrião do prato, na costa leste, em Valência, onde os camponeses locais só tinham o arroz e o azeite para se manterem trabalhando. No decorrer do tempo o prato foi se aperfeiçoando e já no século XIX já era apresentado com relativo sucesso, aproveitando tudo que tinham às mãos, desde os legumes da época até as carnes de caça e arroz de açafrão. Originalmente a mistura de carnes de caça, legumes, azeite e arroz era oferecido pelos maridos, que se reuniam festivamente no preparativo da iguaria, às amadas esposas ao retornarem da caça. O prato era caprichosamente feito "Para ellas", daí a origem do nome.
Atualmente a Paella Valenciana substituiu as carnes de caça por frango ou pato dependendo da região e acrescentou outros ingredientes, principalmente frutos do mar. Existem variedades de receitas, que ultrapassaram as fronteiras espanholas, num ritual de universalização que poucos pratos conseguiram chegar. Ela se reinventa a cada nova produção, sem perder o requinte e detalhes da sua elaboração. A sugestão apresentada, testada recentemente entre amigos, nos transportou à hábitos verdadeiramente flamencos mas com toques bossanovistas. Cantamos de Pixinguinha à Tom Jobim, ao som do violão e voz do prfº Assis e vocais de Glória, Célia, Rosa, Rubens e Marcos. A harmonia da música e prato brindou um encontro descontraído da nossa cozinha, Sabor das Ervas, na já tradicional comemoração anual do mês de agosto.















Ingredientes:

-500 g de arroz
-1 kg de coxas de frango
-1/2 kg de coxinhas da asa
-1/2 de polvo
-1/2 de mexilhões
-200 g de camarão
-200 g de lulas
- 8 grãos de pimenta branca do reino
-2 cebolas
-1 pimentão vermelho
-1 cálice de vinho branco
-2 tomates
-1 colher de açafrão
-180 ml de azeite extra
-50 ml de manteiga extra
-50 g de chouriço

Modo de preparo:









Cozinhe o arroz em água e um pouquinho de sal até que fique macio. Escorra, reserve o arroz e o caldo do mesmo. Tempere o frango na véspera com pasta de alho, sal e alecrim. Corte-os em cubos médios e frite-os até que dourem. reserve-os.

Em seguida, doure 1 dente de alho em lâminas no azeite extra, adicione os mexilhões em casca e regue com o vinho. Deixe que o álcool exale, e reserve.
Finalmente, frite o restante do alho,acrescente as coxas desossadas e peito em cubos, o chouriço em rodelas, salteie com cebolas e tomates cortados em cubos, deixe refogar por 2 minutos, regue com 1 litro de caldo de peixe, utilizando a água do arroz reservado, e açafrão. Acrescente os mariscos, lulas em anéis e os camarões., refogando por mais 2 minutos. Acerte o sal, pimentas, açafrão e deixe em fogo brando por 10 minutos.
Incorpore o arroz, misture bem e enfeite com pimentões, ervilhas tortas e camarão.

Dica: grelhe os tomates e pimentões e retire as peles.

8 comentários:

  1. estes pimentões , não fica com gosto de queimado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Agnaldo, t. bem? O gosto dos pimentões fica maravilhoso, meio adocicados e o queimado vc retira com as peles,ok? Abraços, Rosa.

    ResponderExcluir
  3. que receita bonita, pena que não temos todos os ingradientes, do fruto do mar por aqui. Cuiaba.

    ResponderExcluir
  4. moro em CAMBURIÚ , pode me dar o endereço onde fica o restaurante que vc atua.?

    ResponderExcluir
  5. Olá, Maíra. T. Bem? No momento só estou estudando ( especialização)e colocando no blog os conhecimentos que já adquiri. Só pretendo abrir bistrô na volta de uma temporada já agendada na europa. Caso apareça em Floripa entre em contato com antecedência pra marcarmos possível jantar, ok? Abraços, Rosa.

    ResponderExcluir
  6. Olá Renata. Obrigada pela visita. Embora não tenha os ingredientes desse prato, tens por aí uma enorme variedade de peixes e carnes que te possibilitam inúmeras criações na cozinha.Um abração, Rosa.

    ResponderExcluir
  7. ola rosa, sou de florianopolis e tenho um grupo de danca flamenca.
    gostaria de saber onde fica o restaurante. abracos

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE ASSUNTO. OBRIGADA.