segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Feijoada Goiana

A identidade cultural de um povo é gestada sob dois pilares : Língua e culinária. Falar sobre o prato apresentado hoje, necessariamente passa-se pela história do feijão preto, produto tipicamente sul americano, que juntamente com a mandioca, formou o binômio que governava o cardápio do Brasil antigo. O nome foi dado pelos portugueses quando aportaram por aqui há 500 anos e encontraram tal iguaria na dieta indígena. Vale ressaltar que o feijão preto de todo dia com carne salgada não é feijoada, que só surgiu no século XIX, mas representou um embrião do prato que mais representa a nossa brasilidade. O feijão com farinha das senzalas continha uma mistura de temperos indígenas e africanos que representam nossas principais influências na arte culinária. É importante lembrar que as partes salgadas do porco como orelhas, pés, rabos, eram bastante apreciadas na europa, enquanto nas senzalas o alimento era uma mistura de feijão- preto com farinha; do qual os europeus acabaram se rendendo, sofisticando o prato com as partes salgadas do porco, mas com o tempero local.

Ingredientes:

-1 kg de feijão preto
-200 gramas de costelinha suína
-200 gramas de carne de de boi de sol
-200 gramas de miúdos suíno( orelha, rabo, pés, focinho)
-200 gramas de lombo suíno
-100 gramas de lingüiça suína
-2 cebolas grandes
-3 dentes de alho
-3 folhas de louro
-2 pimentas malaguetas
-2 pimentas de cheiro
-4 pimentas brancas amassadas
-2 maços de couve
-10 laranjas
-1 cebola roxa

Modo de preparo:
Refogue as carnes com os temperos até dourarem, sempre pingando um pouco de água. Reserve.
Deixe o feijão de molho por 30 minutos. Leve ao fogo em panela de pressão por 10 minutos depois que a pressão começar à apitar, desligue o fogo por 1 hora. Após esse tempo misture as carnes já cozidas e os temperos ao feijão. retornando ao fogo por mais 20 minutos. Retire a pressão , acerte o sal e deixe em fogo brando até engrossar. As carnes mais duras devem ser cozidas na pressão separadamente.Sirva acompanhado das tradicionais couve ao bafo, salada de laranjas, farofa e uma boa caipirinha de cachaça.

5 comentários:

  1. não tem prato melhor para mim. as fotos que vontade, aqui esta chovendo, acho que já defini o cardápio.

    ResponderExcluir
  2. sou carioca e como sabe não sabe viver sem feijoada, agora de goiás?

    ResponderExcluir
  3. se tiver outra receita de feijoada me publique , pois esta ja fiz. E adorei.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal, saudações gastronômicas. Obrigada pelas visitas. Feijoada é mesmo uma mania nacional seja no Rio de Janeiro ou Goiás, por isso que se tornou, junto com a caipirinha, sinônimo de brasilidade. Abração, Rosa.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE ASSUNTO. OBRIGADA.