domingo, 7 de setembro de 2008

Yaksoba à Norma Moura

Os Chineses são reverenciados no mundo todo por sua rica culinária. Dificilmente encontramos alguém que não goste de comida chinesa. O segredo? equilíbrio entre o doce e salgado, ácido e picante. A eles interessam não só as propriedades nutritivas de seus ingredientes, mas principalmente a filosofia que eles expressam. É o resumo de uma tradição de quatro mil anos, influenciou e foi influenciada por outras culturas. Ganhou o mundo e figura hoje na base de muitas cozinhas, como a japonesa, Tailandesa, Vietnamita, etc.
Somando a população Chinesa, a yaksoba é o prato mais consumido no mundo e um dos meus preferidos no mundo das massas! Simples, prático, barato e saboroso!
Para resaltar os sabores de tão rica iguaria nada melhor que um bom vinho não é mesmo? Selecionamos um tinto de altitude da Serra Catarinense, Villaggio Grando Merlot safra 2006. Um vinho com intensa coloração rubi e equilíbrio entre álcool, tanino e acidez, de bom corpo, e passagem pela barrica de carvalho por 7 meses. É um vinho que apresenta todos os requisitos para evoluir com qualidade e com certeza um excelente investimento para sua adega!
Ingredientes:
-500g de macarrão de sua preferência
-2 colheres de sopa de óleo de gergenlim torrado
-300g de carne de porco em tiras
-150g de broto de feijão
-1 cenoura grande em fatias
-1 cebola
-1 maço de couve brócolis
-100g de alho
-6 colheres de sopa de óleo de milho
-6 colheres de azeite extra virgem
-1/2 colher de raspas de gengibre
-1 garrafinha de molho inglês -80ml
-1 garrafinha de molho shoyu -80ml
-2 garrafinhas de água -80ml
-1 colher de maizena - 80ml
-Pimenta do reino branca à gosto
Modo de preparo:

Cozinhe no vapor a couve-brócolis e reserve.
Cozinhe o macarrão ao dente, escorra e misture duas colheres de sopa de óleo de gergelin e reserve. Doure a carne no óleo de milho, acrescente o alho picadinho, as cenouras, cebolas, pimentões, gengibre, pinça de sal, pimenta e reserve. Num refratário misture os molhos shoyu, inglês, água e maizena e leve ao fogo até engrossar levemente. Numa panela de sua preferência aqueça o azeite e refogue o macarrão, em seguida acrescente todos os ingredientes reservados. Finalize com o molho encorpado.












Norma Moura, goianinha arretada, esperança de medalha no Remo Adaptável dos jogos Paraolímpicos de Pequim 2008.

11 comentários:

  1. ola Rosa, quase senti o cheiro deste vinho indicado pelo seu texto, irei com certeza colocar na minha lista de prioridade. abraço.

    ResponderExcluir
  2. Rosa Maria, estou curioso sobre este vinho, no Carrefour aqui em Brasília não achei, então entrei no site da vinícola, mas não consegui mandar meu pedido, poderia ver onde posso achar, aqui em Brasilia.Abraço.

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI DESTA RECEITA ROSA, TENHO APRENDIDO MUUITO COM SEU BLOG. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  4. Rosa moro em São Paulo tenho tbem um blog de variedades,mas não entendi muito sobre o que quiz dizer com vinhos de altitude o que tem de diferente neles?

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos! os vinhos de altitude serão tema de próximo post,ok Camila?
    No site da vinícola indicado no texto
    é possível obter todas as informações, seja em Brasília, Floripa e outras! Tim-tim!!Abraços Rodrigo, Gilberto, Janaína, Camila!

    ResponderExcluir
  6. que delicia..alias todo seu blog é delicioso..convido vc a dar uma passadinha no meu.

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Rosa,

    está de parabéns!
    Aquele almoço de sábado estava delicioso!!!

    Aquele vinho frisante com as ostras gratinadas com bacon estavam uma delícia...

    O Magnus falou pra todo mundo da comida haha... Já tá famosa lá na faculdade...

    Aquele vinho que eu te falei que eu compre em Bento Gonçalves nao é o Pinot Noir mas o Pinotage... mas o Pinotage é o cruzamento da Pinot Noir com a Hermitage... daí o nome..

    Muito o bom seu blog..

    O pessoal parece está gostando..

    Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog e pelas receitas!!!
    Adoro comida chinesa e japonesa. Você teria receita de molho de gengibre e daqueles bolinhos de banana caramelados? eu gostaria muito de saber fazer isso!!!

    ResponderExcluir
  9. meu nome elias sou dda cidade do cabo de santo agostinho pe. e foi muito bom gostei da receita não faria melhor, sou cozimheiro e queria algumas dica como prepara alguns molhos japons, eo saishimi e sushi

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE ASSUNTO. OBRIGADA.