quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Galetos à moda indiana

No final da década de 50 com a proibição da caça aos passarinhos, Augusto Martins, cria em sua churrascaria em Santa Maria-RS os famosos "galetos" em substituição as "passarinhadas", prato tendo os passarinhos como ingrediente principal. Hábito que imigrantes portugueses, italianos e espanhóis trouxeram para o sul do país no século XIX. Da década de 60 em diante proliferaram por todo o Brasil as galeterias, servindo com sucesso os deliciosos franguinhos assados, tornando uma de nossas principais atrações gastronômicas. Aqui em Florianópolis temos algumas churrascarias que servem tal iguaria, mas nada se compara aos servidos no Rio Grande do sul; seja em Porto alegre , Canelas, ou Cambará do Sul, todas seguem fiéis a regra de abate de frangos ao primeiro canto, por volta de 19 a 22 dias, com peso em torno de 500g. Depois de visitar tais cidades fiz uma versão com um toque indiano. Ficou muuiitoo bom!







Ingredientes:
-4 galetos
-3 ramas de canela
-1 abacaxi
-3 cebolas roxas
-8 grãos de pimenta branca
-3 dentes de cravo
-2 dedos de cominho
-2 dedos de sementes de mostarda
-azeite , sal e coentro o quanto baste
Modo de preparo:







Tempere à gosto os galetos, os meus temperei com pasta de alho e alecrim, pimentas amassadas , cominho, cravo amassado, sementes de mostarda e suco de meio abacaxi. Deixe marinar por 12hs. Forre uma assadeira com abacaxi e cebolas cortadas em rodelas, canelas e um fio de azeite. Deite os galetos sobre essa cama e leve ao forno médio por 1 hora. Sirva com batatas gratinadas.








Vista do cânion de Itaimbezinho-Cambará do Sul-RS












Vista do Parque da Ferradura-Canelas-RS

4 comentários:

  1. Fiquei com água na boca, Rosa Maria. Acredite! :-)

    ResponderExcluir
  2. Que pena que aqui em Goiás raramente encontramos galeto, acho que vou ter que te fazer nova visitinha, hehe...mil beijos, o blog cada dia está melhor!

    ResponderExcluir
  3. o prato deve ficar bom, mas está errado.
    só os italianos comiam passarinho.

    os outros achavam "coisa de italiano"...

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE ASSUNTO. OBRIGADA.