terça-feira, 26 de janeiro de 2010

1º vinho Icewine brasileiro é de terras catarinenses!




















A Vinícola Pericó com menos de 10 anos na fabricação de vinhos finos já vem colhendo o melhor do "terroir" da Serra catarinense. No final de 2007 a direção da Vínícola Pericó iniciou os procedimentos de adaptação exigidos na produção do especial vinho, o chamado Icewine, que é um tipo de vinho de sobremesa, produzido a partir de uvas congeladas ainda na videira, mais concentrado e mais doce. Os primeiros vinhos produzidos a partir de uvas congeladas remonta ao Império Romano. Canadá e Alemanha são as grandes referências na produção desse vinho.
O Projeto Icewine in Brasil é um projeto de vanguarda e um desafio que o proprietário, Wander Weegem, e equipe chefiada pelo enólogo Jéfferson Nunes, vem maturando com dedicação especial. A uva escolhida para fabricação do especial vinho recaiu sobre a Cabernet Sauvignon, pela sua característica de maturação tardia, só amadurecendo no final do Outono.
O inverno de 2009 trouxe para a Serra Catarinense as condições climáticas ideais para a fabricação do especial vinho, com previsão de lançamento dos exclusivos 695 litros de Icewine genuinamente brasileiro, para o dia 10 de Outubro de 2010. A colheita das uvas foram manuais e no período noturno, preservando a integridade das bagas, naturalmente congeladas a -7º. Os aromas do Icewine Pericó, ainda em desenvolvimento, mostram tendência que lembram frutas vermelhas, como amora cereja e goiaba. Na bôca já apresenta uma acidez excelente, de boa estrutura e persistência. O vinho já se encontra em processo de descanço em carvalho francês, onde permanecerá nos próximos 8 meses.
O lançamento do Icewine Pericó Cebernet Sauvignon foi meticulosamente planejado seguindo regras da numerologia: realmente uma data única para um vinho único!



Enólogo Jéfferson Nunes - dedicação total ao primeiro Icewine brasileiro.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Caldo generoso















De comida de escravo à estrela de primeira grandeza, o milho está presente na maioria das mesas dos brasileiros. Em Goiás é ingrediente principal em inúmeros quitutes doces e salgados. Esse caldo é uma mistura do angú de milho verde com o tradicional molho pardo de galinha caipira. Simplesmente delicioso!
Ingredientes: Para Angú: -8 espigas de milho
-Cebolinhas à gosto
-água até ponto desejado
-pitada de sal
Para o ensopado de galinha
-1/2 galinha caipira
-alho, sal, cebolas e pimenta de cheiro a gosto
-óleo de milho para fritar
-1 tablete de caldo de galinha
Modo de preparo do angú:
Bata no liquidificador o milho previamente cortado com água o suficiente para rodar os grãos. Em seguida coe a massa do milho, junte as cebolinhas e leve ao fogo até cozinhar, tendo o cuidado de mexer com uma colher de pau constantemente. Passe o angú para uma pirex e deixe esfriar.
Modo de Preparo da galinha:
Depois de picada em pedaços leve a carne numa panela para fritar, de preferência no óleo de milho. Assim que estiverem bem dourados, escorra o excedente de óleo e adicione os condimentos deixando refogar até as cebolas murcharem. Em seguida adicione o caldo de galinha já dissolvido num litro de água. Deixe cozinhar até ponto desejado. Acerte sal e pimenta. Sirva o caldo acompanhado com a quantidade de angú desejada.
Para harmonizar esse delicioso bacalhau sugerimos o especialíssimo Espumante Brut da Vinícola Pericó. Um vinho equilibrado, de boa cremosidade e de um final agradável. Vale a pena experimentar!









terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dica de turismo na Serra Gaúcha













Embarque na cultura italiana em Bento Gonçalves-RS de 05 de Fevereiro a 28 de Março de 2010, participando da Festa da Colheita da Uva. O Hotel e Spa do Vinho Caudalie oferece pacotes imperdíveis que vão desde a colheita da uva ao pisoteio, além de magníficas degustações em jantares harmonizados.
Maiores informações no telefone 054 2102 7200 e reserva@spavinho.com.br.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Parafuso ao molho de Barú















O cerrado, segundo maior bioma da América do Sul, vem encantando e exportando seus frutos para os mais diversos mercados gastronômicos. A árvore do baruzeiro é nativa dos Cerrados do Brasil Central, como Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Distrito Federal. Apresenta um alto poder nutricional, enriquecendo receitas doces e salgadas. Utilizei a rica amêndoa nesse molho que se revelou especial.
Ingredientes:
-500gr de macarrão tipo parafuso
-1 cebola, 1 dente de alho e 2 tomates maduros
-3 colheres de massa de tomates
-1 pinça de acúcar
-80gr de amêndoas de Barú
-1 ramo de tomilho
-Azeite e pimenta branca à gosto
-queijo parmesão à gosto
Modo de Preparo:
Num fio de azeite refogue refogue alho e cebola até murcharem. Em seguida adicione os tomates, a massa de tomates e 1 pinça de açúcar. Deixe cozinhar por alguns minutos e adicione as amêndoas de barú levemente trituradas. Acerte sal e pimenta.
Para harmonizar nossa receita indicamos o excelente espumante da Ponto Nero Rosé. De cor rosada com reflexos brilhantes, de borbulhas finas e persistentes. O aroma apresenta notas de frutas vermelhas como morango e framboesa com toques de especiarias doces. É um vinho aveludado, macio e cremoso.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bobó de Camarão

























Quem disse que comida de microondas não se põe à mesa? Esse descomplicado bobó de camarão é daqueles pratos santificados...rsrs, dependendo do tamanho da abóbora fica pronto em 20 minutos. O recheio tanto pode de ser de camarão ou de carne de sol. Sucesso testado e aprovado!
Ingredientes:
- 1 abóbora Cambutiá média
-500 gr de camarão médio e fresco
-1 talo de alho poró, e 2 dedos de pimenta branca amassadas
-300 gr de creme de leite e 1 dose de saquê
-1 pimentão vermelho sem peles
-azeite e sal o quanto baste
Modo de Preparo:
Abra a abóbora delicadamente e retire as sementes e linhas. Regue a abóbora com azeite, pimenta e sal à gosto. Em seguida leve ao microndas por 10 minutos. Num fio de azeite salteie os camarões. Acrescente saquê, alho e pimentão. Deixe ferver por alguns minutos. Acerte o sal e introduza esse refogado na abóbora. Leve ao microondas por mais 10 minutos. Retire e veja se o ponto do cozimento é o desejado. Finalize com natas.
Para harmonizar sugerimos o melhor vinho Rosé brasileiro, safra 2009.
O Taipa Rosé é representante da terra da neve e altitude da Serra Catarinense. De aroma elegante, com notas de frutas vermelhas, rosas e leve toque de baunilha, denunciando o a passagem por carvalho francês. Consumir entre 8 e 12ºC.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Dica de Verão em Floripa











































Sugestão do Chef : Lagosta crocante













Visitar Floripa e não saborear as delícias do Chef Fedocca, é como ir na Bahia e não comer acarajé. O espaço agora está mais aconchegante com a ampliação da área reservada para refeições. A moqueca do Feddoca é daqueles pratos que devemos saborear lentamente tendo como cenário a paradisíaca Lagoa da Conceição. As ostras sempre frescas levam qualquer plebeu a se sentir um verdadeiro D. Juan. Confiram : Marina Ponta da Areia- R. Senador Ivo D aquino, 133- L. da Conceição - Florianópolis - SC - Fone: 48 3232 0759 - wwwcheffedoca.com.br

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Concha ao pesto de Nozes e Ricota














Nada melhor que uma massa para brindar os primeiros dias do novo ano. Leve, descomplicada, saudável e deliciosa! Na harmonização vamos degustar de entrada a poesia de Fernando Pessoa e em seguida uma indicação de vinhos da região de Campanha Gaúcha.
Autopsicografia
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não tem.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração.
Ingredientes:
-500gr de massa tipo concha
-(tomates maduros+ cebolas+ 2 colheres de massa de extrato)
-Azeite o quanto baste
-Folhas de manjericão para aromatizar
-200gr de ricota fresca + 80 gr de nozes trituradas + cebolinhas
-2 dedos de sal e toque de açúcar para quebrar acidez
Modo de preparo:
Passe a massa no vapor por 8 minutos. Em seguida recheie com a mistura da ricota + nozes e cebolinhas. Cubra com o molho e leve para gratinar. Sirva se possível com um bom vinho tinto. A nossa sugestão fica a cargo do excelente Merlot do Serro de Palomas- RS. Uma região com uma topografia especial, tendo um solo composto basicamente por arenito, com fragmentos de basalto interestra-tificado, proporciona excelente drenagem, uma vez que apresenta profundidade média de 1,5 a 2 metros.

De amadurecimento mais precoce do que a Cabernet Sauvignon, a Merlot geralmente produz cachos alados, de tamanho médio e bagas pequenas. Em Palomas, onde seus frutos têm um perfeito amadurecimento, é possível elaborar um vinho de explêndida complexidade, de sabor amplo, macio e aveludado. Tem aroma frutado de ameixas secas e coloração rubi com tons violáceos.