quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Tortei ao molho de Sálvia















Assim como o vinho que vamos indicar, essa massa também nos remete as influências de antepassados vindos da Itália, cultivadas com a mesma dedicação exigida no cultivo das uvas, numa releitura deliciosamente sorvida por um grupo eclético e animado em visitação ao Vale dos Vinhedos - RS.
O Sr. Plínio Pizzato herdou do nono Giovanni toda a paixão pela vitivinicultura, produzindo uvas freneticamente desde a adolescência, ainda na companhia do pai em Monte Belo do Sul. No final da décadade 60 adquire propriedade no Vale dos Vinhedos, inicialmente vendendo o excedente do vinho produzido do consumo próprio para vinícolas locais. Com uvas próprias, inicia vinificação em 1999 sob a coordenação dos enólogos Flávio e Ivo Pizzato. E em 2000 lançam com sucesso 15.500 garrafas Pizzato Merlot, que de cara teve uma excelente avaliação da crítica e principais meios de pontuação, sendo considerado o melhor Merlot na construção do primeiro Guia Brasileiro de Vinhos.
Os vinhos apresentados pela Pizzato Vinhos e Vinhas , vem se destacando em concursos e provas de vinhos por esse Brasil afora. Revistas , jornais, Guias especializadas vem destacando o nível dos vinhos elaborados pela Pizzato.
Fevereiro é mês de festa na Serra Gaúcha e a dica é visitar uma vinícola e participar desde a colheita , passando pela pisa da uva, relembrando o passado em histórias bucólicas relatadas pelos produtores, e uma mini-palestra guiada pela propriedade por um enólogo competente. Além de degustar toda a linha dos vinhos produzidos pela vinícola em almoço harmonizado. Tudo isso está acontecendo todo o mês de Fevereiro em Bento Gonçalves - RS, onde tive o privilégio de participar, no último 07 de fevereiro, dessa deliciosa experiência junto a Vinícola Pizzato . Passo em primeira mão uma das receitas servida na ocasião pela respeitada Chef e Sommelier Giovana Faccin, fechando com maestria o rico encontro.
Reservas antecipadas:
email: giovana@pizzato.net;
Telefone: 51 818 6 7386
Ingredientes:
Massa
:
Para 4 pessoas
-500 g de farinha de trigo
-5 ovos
-3 colheres de margarina
-sal e água morna
Recheio:
-500 g de moranga cabotia
-1 cebola media – 80 gr
-Salsa , cebolinha, pimenta do reino e sal a gosto.
Modo de Preparo:
Descascar a moranga cabotia e refogar no azeite, juntamente com a cebola picada em brunoise (finamente). Quando a moranga estiver cozida, virou um purê, acrescentar os demais temperos finamente picados, ajustar o sal.
Espichar a massa, não muito fina, cortar em quadrados (aproximadamente 6x6) , colocar a moranga no centro e fechar bem para que não estoure durante o cozimento.
Cozinhar em água fervente com sal.
Molho:
Manteiga sem sal – 60 g
Sálvia o quanto baste
Levar a manteiga ao fogo, quando começar a ferver, retirar a gordura branca que se formará sobre a mesma. Acrescentar a salvia e deixar alguns minutos, cuidado para não queimar a manteiga.
Regar os tortéis com este molho e servir.
Para harmonizar indicamos um Pizzato Fausto Cabe. Sauvignon, 2005. Um vinho de um vermelho intenso, de boa persistência, boa acidez e de taninos bem equilibrados.















Descontração e mini-palestra com enólogo Flávio Pizzato














Sr. Plínio Pizzato, experiência e conhecimento.















Vista panorâmica da V. Pizzato

7 comentários:

Anônimo disse...

rosa que lugar lindo, não sabia que tinha cursos deste jeito na serra, afinal estou do outro lado do país, no Pará , um dia vou neste lugar

Anônimo disse...

Ola, realmente vc tem razão , a serra tem lugares muito bonito, uma colheita de uva, fazendo tudo isto que fez deve ser uma loucura, tenho falado para meus amigos em fazer uma excursão nas vinícolas, obrigado pela dica.

Anônimo disse...

Rosa, faltou vc dizer quanto custa fazer este curso, pois estou interessada neste mês ainda. abraço.

Anônimo disse...

Ola, parabéns por divulgar nossos tesouros, estive fazendo um curso deste anos atrás e sempre ficou na minha memória tanta beleza, e vc me deixou com vontade de voltar...um beijo

Isabel Salvador disse...

maravilha,que saudades me deu agora de casa da minha avó na altura das vindimas,onde tinha uma coisinha pequena só para mim para pisar as uvas,jinhos querida

edinha disse...

Deve ser uma delícia.
Beijinho

Unknown disse...

REALMENTE O TEU PAÍS É UM PARAÍSO...COMO EU GOSTAVA DE CONHRCER TODOS ESSE COSTUMES E PAISAGENS. BEIJINHOS E BOM FS. BEIJINHOS FOFOS.