terça-feira, 24 de julho de 2007

Assado misto

Assisti um filme onde um grupo de amigos se reencontraram depois de alguns anos e resolveram comemorar em grande estilo. Na dita comemoração era servido uma bola de sorvete entre um prato e outro, com a função de limpar o paladar para melhor degustar os diferentes tipos de carnes servido.
Dias desses, contrariando o dito filme, descobri a receita de um assado que mistura os sabores de três carnes diferentes : frango, porco e boi. O resultado foi inusitado, provando que paradigmas são mesmo feitos pra serem quebrados.

Ingredientes

- 1 frango
- 1 kg de bisteca bovina
- 1 kg de pernil
- 1 kg de batatas
- 1 limão siciliano

Modo de preparo:
Tempere o frango na véspera, no meu caso com pasta de alecrim, alho e sal. No outro dia tempere as carnes, usei no caso a pasta de salsão, alho e sal. Embrulhe as peças em papel alumínio e leve ao forno por duas horas em fogo médio. Retire as peles, escorra o excesso de óleo adicione as batatas já pré-cozidas com sal, e volte ao forno por mais uma hora. Regue com limão e sirva com salada verde.
A pele do frango e do porco, além de regularem o refratário são amaciantes naturais da própria carne, compondo junto com os temperos um sabor especial. O segredo da boa alimentação está no equilíbrio e quantidade consumida de legumes, proteínas, vitaminas, sais minerais; " nada é proibido desde que feito da forma correta e consumido com parcimônia". Lembrem-se também que o sedentarismo é inimigo de pratos como esse. No meu caso, ando de bicicleta e raramente ofereço o prato no cardápio diário.

3 comentários:

  1. As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte em Portugal (40.1% do total de óbitos em 1997). Apenas os produtos animais, inclusive ovos e lacticínios, contêm colesterol. Uma dieta rica em carne implica riscos óbvios para a saúde, porque o colesterol e as gorduras saturadas são protagonistas principais no desenvolvimento das arterioscleroses (doenças coronárias e derrames cerebrais). De forma genérica, essas doenças desenvolvem-se a partir da obstrução dos vasos sanguíneos pelas placas de colesterol. A redução do risco de doenças de coração, por cada 1% de redução de colesterol no sangue, é de 3-4%. O risco de morte por ataque cardíaco nos vegetarianos, comparando com os omnívoros é 50% mais baixo.

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo, não compreendi seu comentário. Vc colocou uma informação bastante relevante, mas ela por si só não acresenta nada.
    Se sua intenção foi dizer que o prato apresentado é de alto risco para a saúde, por favor seja mais pró-ativo e sugira algo ou uma mudança no prato, ao invés de colocar uma informação sem objetivo.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE ASSUNTO. OBRIGADA.